Tabuada do nove na ponta dos dedos...
Já alguma vez andaste às aranhas por causa de uma multiplicação? A tabuada é difícil de decorar?
Bem, hoje vais aprender um truque que te vai acabar com as dores de cabeça, pelo menos no que se refere à tabuada do nove. Não, não vais precisar de lápis e papel, só precisarás dos teu próprios dedos.
Bem, hoje vais aprender um truque que te vai acabar com as dores de cabeça, pelo menos no que se refere à tabuada do nove. Não, não vais precisar de lápis e papel, só precisarás dos teu próprios dedos.
Este é um truque já muito antigo, que eu aprendi no tempo em que andava nos escuteiros.
Coloca as tuas duas mãos no teu campo de visão, com as palmas viradas para baixo, tal como se mostra na figura:
Cada dedo representa um número, tal como vez na imagem, começando do número um que será o dedo mais à esquerda e, de seguida, os outros numerados pela ordem respetiva da esquerda para a direita.
A tua máquina de calcular particular, só para a tabuada do nove, está quase pronta. Agora só tens que baixar o dedo correspondente ao algarismo do qual queres saber o resultado na tabuada do nove.
Neste exemplo vou fazer 9x3:
Como vês, ao baixar o dedo 3, porque queríamos saber quanto era 9x3, ficaram dois dedos à esquerda do dedo que baixaste e sete para a direita desse dedo. Isto significa que cada dedo que fique à esquerda do dedo seleccionado, vale 10 pontos cada um e os dedos que ficam à direita valem um ponto cada um.
Neste caso:
2 dedos à direita= 20 7 dedos à esquerda= 7
resultado final 9x3=27
Isto resulta sempre para qualquer número da tabuada que queiras. Outro exemplo:
Agora quero saber quanto é 9x7, muito simples, baixo o dedo 7, ficaram 6 dedos à esquerda desse dedo, que valem 60 e mais 3 dedos para a direita que valem 3.
9x7=63



Muito interessante e ajuda a memorizar.
ResponderEliminarO teu blogue está muito interessante e motivador. Apela à criatividade e paixão pelo conhecimento matemático. Afinal a matemática não é um bicho de 7 cabeças! Parte de atividades muito simples, com truques à mistura.
ResponderEliminar